Maio/2022
Atualmente o manejo de técnicas de gestão da qualidade em empresas, tem impulsionado aplicabilidade de novas metodologias e melhoria em diversos seguimentos de produção de artigos cosméticos. É notório que cada vez mais, esta indústria tem se consolidado nessa linha de trabalho, para adquirir maior respaldo ao questionamento de órgãos de vigilância, assim como o feedback ao consumidor frente à reclamações ou sugestões de melhorias (em embalagens, logística, preço, etc.) (CARVALHO, 2017; BASILIO, 2020).
Desta forma, este projeto se dedicou a explanar a utilização destas técnicas de gestão, associadas a um processo produtivo da indústria cosmética, bem como a seu impacto de aplicação ao respectivo plano de trabalho. Cabe aqui destacar, a importância de metodologias de análises microbiológicas, que por sua vez, apresenta os resultados de maior garantia de qualidade (possíveis riscos de contaminação) destes produtos mediante ao consumidor e a fiscalização responsável.
Neste sentido, Gonçalves em 2011 aborda a redução de problemas de qualidade por meio da utilização do método ciclo PDCA em uma indústria cosmética. No estudo de caso, o autor explana além do método de gestão, a utilização de ferramentas da qualidade para estratificar as metas, reclamações e possíveis problemáticas e suas respectivas soluções ao plano de trabalho da empresa. Assim, por meio de gráficos, Diagramas de Ishikawa, Matriz GUT e indicadores; o projeto define falhas em determinados setores, sobretudo, as causas de devoluções do produto, sendo eles sumarizados por: problemas de validade (12,22%), material quebrado ou descompactado (3,07%), defeitos na embalagem (6,53%), separação de fases (3,48%), recalls (27,96%) dentre outros (GONÇALVES, 2011).
O autor destaca que após a definição das não-conformidades, foram direcionadas medidas corretivas para atenuação de erros no processo, sendo aplicados novos treinamentos aos colaboradores, bem como estudo de compatibilidade e durabilidade durante o desenvolvimento dos produtos, além de restruturação de determinados equipamentos para fabricação de lotes pilotos. Por fim, mediante aos resultados preliminares, o projeto ressalta que ao lançar mão de técnicas de gestão da qualidade, a empresa adquiriu domínio em identificação dos problemas, definição prioridades e análises de causas e planejamento de ações, o que ocasionou a redução em 0,16% em indicies de reclamações/problemas relacionados ao produto, que por sua vez ao realizarem um comparativo com o mesmo período no ano anterior a redução é de 0,50% (GONÇALVES, 2011).
Cavalli e Sousa (2013), abordam também a metodologia de gestão da qualidade em um estudo descritivo em uma indústria cosmética, a partir de dados de reclamação dos consumidores. Na análise investigativa, a empresa identificou mais de 1200 reclamações no ano de 2011, relacionadas aos desodorantes aerossóis fabricados, que foram atribuídas ao mau funcionamento da válvula na embalagem. Após analisar a causa raiz do produto, constatou-se que o mesmo possuía boas condições de fabricações, entretanto haviam poucas instruções e informativos nos rótulos. Como medida corretiva, foram realizadas mudanças no desenvolvimento dos textos descritivos, dando-os destaque nas embalagens, logo esta modificação trouxe impacto positivo no ano seguinte, indicando apenas 900 reclamações diretamente relacionadas à embalagem (CAVALLI & SOUZA, 2013).
Além disto, o trabalho verificou por meio de indicadores, determinadas queixas (cerca de 900, no ano de 2011) atribuídas ao desodorante-colônia feminino, indicando que suas respectivas válvulas possuíam o recrave solto ou frouxo. Desta maneira o corpo interdisciplinar responsável, realizou testes de tração e modulação de temperaturas (altas/baixas) para compreender a modificação dos componentes presentes na embalagem. Logo verificou-se que a variação de temperatura, de fato, propiciava a expansão do material, prejudicando aplicação do produto na pele. Após a investigação, a empresa definiu como ação corretiva a substituição por válvulas que possuíam componentes de resposta inerte frente às mudanças de temperatura e tração. Com isto, o número de reclamações diminuiu drasticamente (cerca de 250) no ano seguinte, possibilitando aos autores definirem que a utilização de métodos de gestão da qualidade associados à indicadores, trouxeram à empresa a importância de se acompanhar as exigências dos clientes, assim como a padronização de métodos, sendo direcionados a um criterioso processo de criação de embalagens e rotulagem, além da sua respectiva composição e da sua compatibilidade com o produto que será armazenado (CAVALLI & SOUZA, 2013).
No que diz respeito a análises microbiológicas, Tan, Tuysuz e Otuk realizaram a investigação da eficácia dos conservantes e do conteúdo microbiológico de determinados cosméticos encontrados em lojas. Deste modo, o grupo analisou 93 cosméticos, distribuídos em: 5 géis de banho, 10 produtos para barbear, 7 produtos hidratantes, 9 depilatórios, 5 sabonetes líquidos, 5 antitranspirantes, 7 produtos para bebês, 7 produtos para o rosto, 11 removedores de maquiagem, 4 enxaguatórios bucais, 6 cremes dentais, 5 cremes de proteção solar e 2 desodorantes femininos. A metodologia foi conduzida de acordo com a Farmacopéia dos Estados Unidos, realizando o cultivo de microrganismos em meio de cultura (ágar e caldo nutriente), bem como a contagem de unidades formadoras de colônia (UFC) e teste de resistência a conservantes em períodos de 14 a 28 dias (TAN; TUYSUZ & OTUK, 2013).
Dentre o material utilizado, foram identificadas 14 amostras contaminadas, sendo presentes Staphylococcus aureus, Burkholderia ]cepacia, bactérias gram-negativas, incluindo Pseudomonas aeruginosa e leveduras de Candida krusei. Supreendentemente, as 14 amostras que possuíam contaminação, apresentaram conservantes ineficazes para a preservação do produto frente a estas bactérias e fungos. Mediante aos resultados expostos, os autores destacam a importância da higienização e assepsia em processos de produção de cosméticos, além de demonstrarem que a utilização de determinados conservantes deve ser revista (de acordo com os limites de dose tóxica) a fim de evitar infecções, garantindo a saúde do consumidor (TAN; TUYSUZ & OTUK, 2013).
Em 2020, Bashir e Lambert conduziram uma investigação microbiológica de produtos cosmetológicos e destacaram o possível impacto na saúde do consumidor. No trabalho, o grupo analisou 467 produtos doados por consumidores (sem dados pessoais identificados), compostos por itens como, Batons (96), Delineadores (92), Rímeis (93), Brilhos Labiais (107) e Beauty Blenders (79). O isolamento dos microrganismos foi realizado pela suspensão de uma alíquota (sólida/líquida) do produto em solução salina e em seguida semeado em ágar nutriente. Dada a incubação do material e contagem de UFC’s os autores evidenciaram que cerca de 70-90% dos cosméticos analisados possuíam contaminação bacteriana e fúngica, caracterizada pela presença de Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Citrobacter freundii, além da presença de organismos da família Enterobacteriaceae (família de bactérias Gram-negativas, incluindo uma grande variedade de cepas patogênicas), em todos os tipos de produtos. Ademais, de maneira impressionante, o projeto demonstra que cerca de 93% dos Beauty Blenders, não haviam sido limpos e 64% haviam ter contato recente com o chão (BASHIR & LAMBERT, 2020).
O projeto salienta que a partir destes resultados é possível avaliar os riscos que os cosméticos e seus respectivos assessórios podem ser considerados veículos potenciais de contaminações microbianas, sobretudo, destacando a importância da gestão da qualidade no que diz respeito à descrição dos produtos e sua durabilidade de uso/preservação para a manutenção da integridade física do indivíduo (BASHIR & LAMBERT, 2020).
Referencia:
Dra. KARLA THAÍS DE CASTRO SILVA
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CONTROLE E GARANTIA DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA COSMÉTICA
Artigo científico apresentado ao curso de Biomedicina da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.
PARTE 1