Maio/2022
Atualmente existem diversos métodos de controle da qualidade que podem ser implementados em processo produtivo, mas cabe aqui pontuar algumas que possuem maior amplitude de utilização das diversas empresas do ramo da cosmetologia, sendo elas: Ciclo PDCA, 5W2H, Matriz GUT e Brainstorming. Estes métodos são comumente aplicados em todo o planejamento e execução de um produto, validando aspectos que garantem maior confiabilidade ao processo e diminuição de riscos durante o percurso de fabricação, análise técnica e finalização do material acabado.
Ferramentas da qualidade
Determinadas ferramentas são utilizadas pelos colaboradores do processo produtivo, a fim de facilitar a compreensão do planejamento, bem como seus respectivos protocolos de execução, possíveis riscos e os seus resultados alcançados. Nelas, devem conter o máximo de informações e registros ao que está sendo proposto, para que o desenvolvimento do produto seja realizado de maneira efetiva a partir de elementos textuais/visuais construídos de maneira objetiva, clara e coesa. Sendo assim, cabe destacar sete instrumentos utilizados: Lista de verificação, Gráfico de Pareto, Diagramas de Causa e Efeito, Histogramas, Fluxogramas, Diagramas de Dispersão e Indicadores de Desempenho (CARVALHO et al. 2012, OLIVEIRA, 2014)
Dentre as ferramentas listadas, existem algumas de maior utilização, bem como quantidade de informações que são sumarizadas para a empresa após a distribuição e venda de determinados produtos. Em particular, Indicadores de Desempenho podem ser de ampla recomendação para a coleta destes dados, logo a sua utilização faz-se necessária quando a empresa busca conhecer seus processos e suas respectivas performances.
Logo, esta ferramenta permite que a gestão identifique pontos de melhoria, assim como verificar possíveis tendências de resultados em relação à uma condição de planejamento. Os indicadores podem ser classificados de acordo com os requisitos a serem avaliados, sendo apresentados como (D'INNOCENZO et al.,2010; CARPINETTI, 2016):
Referencia:
Dra. KARLA THAÍS DE CASTRO SILVA
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CONTROLE E GARANTIA DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA COSMÉTICA
Artigo científico apresentado ao curso de Biomedicina da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.
PARTE 1