A BASE OXIDA?

Comentário enviado por Dra. Erica

Junho/2022

Os processos de oxidação em produtos cosméticos ocorrem quando os ingredientes reagem com o Oxigênio, ocasionando uma cor amarelada e odor nos produtos.

A base somente oxida quando, se caso em sua formulação não utilizar antioxidante e/ou conter excesso de fragrância; mas é incomum, pois, a fragrância tem o limite de concentração a ser utilizada na fórmula, para não ocorrer irritabilidade.

As bases que estão no mercado, a maioria são à prova d`água, onde sua emulsão é água/silicone. Com grande quantidade de silicone em sua fase oleosa, sendo resistentes à oxidação.

Atualmente, consumidores, influenciadores... popularmente denominam uma base que oxida, quando a mesma, após secar fica outro tom na pele, geralmente, um tom mais escuro, isso não significa que ocorreu um processo de oxidação. Isso pode ser que a base não é o tom ideal para a sua pele.

Tom úmido e Tom seco

A base aplicada na pele varia de acordo como é o teste para verificar a cor. Onde temos o Tom úmido e o Tom seco.

Tom úmido: é quando a base ainda está úmida, ou seja, não secou totalmente. E a cor é sempre mais clara que o tom real.

É característico o escurecimento da base, após a secagem, conhecido com Tom à seco.

Tom seco: os ingredientes líquidos evaporam/secam, assim aparecendo a cor real dos ingredientes sólidos (ex: pigmentos), revelando-se a cor diferente do Tom úmido.

Contudo, isso varia de fórmula para fórmula, pois as marcas no mercado não são iguais, pois tem matérias-primas diferentes. Assim, algumas bases não escurecem tanto, isto é, porque algumas são formuladas para não secar totalmente, normalmente ocorre em alguns corretivos.

Dica:

- Quando escolher uma base ou corretivo, aplica-la de forma correta, aguardando a secagem total das mesmas.

COMENTAR